Ciclovia interligará Morretes e AntoninaO governador Beto Richa recebeu, nesta segunda-feira (13/07/2015), no Palácio Iguaçu, o projeto urbanístico e arquitetônico de uma nova ciclovia que irá interligar os municípios de Morretes e Antonina, no Litoral do Estado. O projeto Ciclovia foi contratado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), por meio do terminal Ponta do Félix.

O projeto prevê 84 quilômetros de ciclovia, sendo 58,8 quilômetros passando pela cidade de Morretes e outros 24,2 quilômetros por Antonina. Foram investidos R$ 200 mil no projeto. A previsão é de que a construção da ciclovia custe em torno de R$ 30 milhões.

“É um projeto muito interessante, que vai beneficiar nosso Litoral, tanto no fomento do turismo como no bem-estar e na segurança dos moradores que usam a bicicleta como meio de transporte”, afirmou Beto Richa. “Iremos, agora, trabalhar em várias frentes para encontrar a melhor alternativa para efetivar este importante projeto”, disse.

ECONOMIA – O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, o objetivo da obra é oferecer segurança à população e também alavancar a economia e o turismo na região.

“O uso da bicicleta está cada dia mais difundido. Para se ter ideia, em Paranaguá, por exemplo, 78% dos trabalhadores que acessam o Porto, utilizam este meio de transporte”, explicou. “Isso não é diferente em Antonina e Morretes, que têm ainda o diferencial de serem pontos turísticos do Litoral. Este empreendimento vai promover e fomentar o turismo nestas cidades”, ressaltou.

MODALIDADES – O projeto “Ciclovia Morretes e Antonina” inclui diferentes modalidades de ciclovia, entre elas, ciclovia dNa cidade de Morretes, a ciclovia passará por mais de 30 pontos turísticos, como o Porto de Cima, a Ponte Velha, Boia Cross, Estrada do Itupava, Ponte do Rio Nunes e outros.

O projeto inclui módulos e pontos de refúgio, contendo paraciclos, bebedouro e tomada. Todo o projeto urbanístico e arquitetônico foi desenvolvido para evitar áreas de manobras de caminhões e entrada e saída de ônibus e veículos de grande porte.upla em uma pista de sentido duplo, ciclovia em duas pistas de sentido único, ciclovia simples em uma pista, além de 2,4 quilômetros de ciclofaixas.

O trajeto da obra parte de dois pontos: a Estrada da Marta, em Morretes, e a BR-277, passando por Antonina (Av. Tiago Peixoto e Av. Conde Matarazzo) e Morretes. Na cidade de Morretes, a ciclovia passará por mais de 30 pontos turísticos, como o Porto de Cima, a Ponte Velha, Boia Cross, Estrada do Itupava, Ponte do Rio Nunes e outros.

O projeto inclui módulos e pontos de refúgio, contendo paraciclos, bebedouro e tomada. Todo o projeto urbanístico e arquitetônico foi desenvolvido para evitar áreas de manobras de caminhões e entrada e saída de ônibus e veículos de grande porte.

QUALIDADE DE VIDA – O diretor-comercial do Terminal Ponta do Félix, Cícero Simião, explica que a iniciativa de financiar o projeto faz parte de um conjunto de programas e ações que buscam a melhoria da qualidade de vida dos moradores das cidades no entorno do Porto de Antonina.

“Este é apenas um dos vários projetos que o terminal vem desenvolvendo nos últimos anos para melhorar o acesso às cidades ao entorno do Porto de Antonina e que também buscam trazer mais qualidade de vida à população local”, disse.

O prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, ressalta que a visão da atual gestão de Morretes e Antonina é promover o desenvolvimento harmônico dos potenciais naturais, históricos, arquitetônicos e culturais da cidade.

“Com este projeto queremos oferecer segurança aos ciclistas e esportistas que já praticam o cicloturismo em nossa cidade, bem como atrair novos visitantes e oferecer segurança aos moradores que utilizam a bicicleta como meio de transporte”, ressaltou Helder.

FESTIVAL DE ANTONINA – O projeto da nova Ciclovia Morretes e Antonina será apresentado à comunidade nesta quarta-feira (15), às 14h30, no 25º Festival de Inverno de Antonina, durante a oficina “Diagnóstico e desenvolvimento de proposta para melhoria do uso da bicicleta pela comunidade escolar em Antonina”.

Participam da oficina, estudantes e técnicos da área da mobilidade, bem como representantes da União dos Ciclistas do Brasil e Federação Paranaense de Ciclismo.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o diretor-presidente do Terminal Ponta Felix, Valdecio Bombonatto; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal Junior; o deputado estadual Tião Medeiros, além de funcionários da Appa e os responsáveis pela elaboração do projeto.

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Antonina.com.br