Festival de Antonina 2016É com grande satisfação que divulgamos a lista das propostas de espetáculos selecionados por meio do edital PROEC nº 02/2016 que serão realizados com o apoio de instituições parceiras durante o 26º Festival de Inverno da UFPR, em Antonina.

O Festival de Inverno da UFPR tem sido, por mais de 25 anos, uma ação para a cultura e arte que mobiliza as populações do litoral de Paraná, promovendo a descentralização das práticas e produções artísticas e culturais das diversas modalidades e seguimentos artísticos de concerto (erudito) e popular.

Ao ser enquadrado no artigo 18º da Lei 8.313, de 23/12/1991, na modalidade de Música Erudita ou Instrumental, o Festival se articula com as metas do Plano Nacional de Cultura (Lei n°12.345, 9/12/2010) que orientam as instituições federais na promoção e circulação de espetáculos e atividades artísticas e culturais valorizando projetos locais como a Filarmônica Antoninense e a Orquestra Filarmônica Show.

Da mesma forma, a partir deste enquadramento, efetivado em 11/05/2016, a programação passa a dar ênfase a esta linguagem artística, mantendo algumas oficinas e espetáculos em outras linguagens como forma de mobilizar outras práticas culturais locais, como o teatro, a fotografia, o artesanato, a dança e a educação patrimonial.

Este ano, embora haja uma visível instabilidade no cenário político e econômico brasileiro, a UFPR entende que a partir da arte e da cultura é possível encontrar os caminhos para superarmos mais estes desafios que a realidade nos impõe. Assim, reiteramos nosso compromisso com a arte e a cultura do nosso Estado, e defendemos a manutenção e ampliação das políticas públicas de valorização e democratização de bens culturais, como o Festival de Inverno da UFPR, em Antonina.

Ao defender tais políticas, no entanto, não podemos negar que o cenário econômico, com as dificuldades de financiamento de projetos, nos obrigou a reduzir a programação. Isso não significa que a qualidade das propostas esteja comprometida, porque as 248 propostas submetidas passaram pelo crivo de uma banca formada por especialistas na área.
Agradecemos a participação de todos e esperamos encontrá-los em breve, em Antonina.

Para mais informações acesse aqui.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Antonina.com.br