Armazem MacedoO contrato de cessão de uso assinado nesta terça era exigência do IPHAN para revitalizar o prédio centenário.

As ruínas do armazém Macedo, que integram um dos mais belos cartões postais da baía de Antonina agora são de responsabilidade do município.

O que restou da construção centenária, que no passado foi residência da família Macedo e depósito de erva-mate,é propriedade da União.

Nesta terça-feira (18/11/2014), através da assinatura de um contrato de cessão de uso, o espaço foi cedido ao município pelos próximos 20 anos.

Segundo o prefeito João Domero mais do que uma formalidade, o contrato de cessão de uso, assinado com a união, éuma exigência feita pelo IPHAN para a revitalização do espaço e de seu anexo.

As ruínas do Armazém Macedo e anexo estão entre as construções antigas contempladas pelo PAC das cidades históricas. No Paraná, apenas Antonina receberá recursos deste programa de aceleração do crescimento.

De acordo com a arquiteta, Cássica Fonseca, a revitalização do armazém Macedo e seu anexo passarão por duas etapas. “Na primeira fase, faremos a consolidação da estrutura, que prepara o local para receber a revitalização e, na segunda fase, iniciaremos a revitalização propriamente dita. A preparação da estrutura é necessária por se tratar de construção centenária”, informou.

Segundo Cássia Fonseca, ainda, serão destinados quase R$ 3 milhões para a revitalização do armazém Macedo e seu anexo.

A partir da revitalização, além de ponto turístico, o espaço que deverá ser fechado, poderá ser utilizado para diversas outras finalidades que beneficiem a cultura, educação e turismo local. “Poderá ser dada destinação ainda a ser definida pelo prefeito que beneficie os munícipes”, comentou a arquiteta.

As obras no armazém Macedo e anexo devem iniciar no segundo semestre de2015.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Antonina.com.br