O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná (ITCG) organizou nesta sexta-feira (9), em Antonina, uma audiência pública para discutir com a comunidade local o Zoneamento Econômico-Ecológico do litoral paranaense (ZEE-Litoral).
Segundo o diretor-presidente do ITCG, Amílcar Cavalcante Cabral, o evento foi uma oportunidade para o corpo técnico responsável pela elaboração do ZEE-Litoral apresentar seus trabalhos e receber propostas, sugestões e dúvidas das comunidades locais. “A população e as instituições da região podem e devem tomar parte deste momento de discussão, para que o resultado final do ZEE-Litoral se consolide técnica e socialmente”, disse.

O Zoneamento Econômico-Ecológico é um trabalho que integra informações ambientais e sócio-econômicas, mapas e estudos em zonas com características específicas e que apresentam fragilidades, potencialidades, aptidões e limitações. Auxilia o Estado e os municípios na ocupação racional do território e o uso sustentável dos recursos naturais. “O Governo do Paraná pretende finalizar o zoneamento do território paranaense por completo até o fim de 2012”, disse o orientador técnico do ZEE, Jurandyr Ross.

Participaram da audiência o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, representantes do Iapar, Sebrae, Prefeitura de Paranaguá, Prefeitura de Guaratuba, Prefeitura de Pontal do Paraná, Emater, ICMBio, Ipardes, Jornal Tribuna do Litoral, Mineropar, IAP, Sema, DER, Sociedade de Pesquisa Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Sedu, Paranacidade, Embrapa, Copel, Lactec, Sanepar, Águas Paraná, Appa, Polícia Ambiental, Polícia Militar do PR, alunos e professores da UFPR e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Antonina.com.br