Projeto desembarca em 4 cidades do Paraná com 128 sessões de contação de histórias para crianças de escolas públicas

A Malasartes – Educação Sensível, neste primeiro semestre de 2023, começa uma circulação por 4 cidades do Paraná com o projeto “Fabulário – Histórias Nascentes Descendo a Serra”. Neste período, o projeto chega em Quatro Barras, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba para encontros com narração de histórias que reúnem a riqueza literária das narrativas formadoras de nosso povo, originárias das matrizes indígenas, africanas e europeias.

Durante esta circulação, alunos de escolas públicas de 1ºs a 5ºs anos das quatro cidades contempladas pelo projeto terão acesso gratuito, por meio das apresentações, ao acervo literário de fábulas e lendas brasileiras, representativo da exuberante vida dessa região, que ganha forma nos contornos sinuosos de rios, montanhas, cachoeiras, flora, fauna e vilarejos de cultura ancestral.

As sessões de histórias serão mediadas por Luis Teixeira e Adriane Havro, profissionais que atuam há mais de 20 anos com projetos de incentivo à leitura. As obras escolhidas para as sessões de leituras são de autores reconhecidos como Heloísa Prieto, Ricardo Azevedo, Ernani Ssó, Ângela Lago, Ilan Brenman, Câmara Cascudo, dentre outros. Estes escritores trabalham com contos populares brasileiros, principalmente de caráter fabuloso, em que personagens como onças, macacos, jabutis e personagens humanos típicos da nossa terra, desafiam-se entre si, de forma divertida, como um jogo de xadrez. Nessa disputa, entram em cena a astúcia, a sabedoria e a estratégia, e nem sempre é o mais forte ou o mais ágil que sai vencedor.

As apresentações dos narradores serão enriquecidas com a utilização de uma “Caixa de Histórias”, criada pelo designer Ertclif Anselmo, inspirada no “Crankie” – uma antiga arte usada por alguns menestréis, em que a história é contada/cantada, ao mesmo tempo em que se desenrola uma bobina de papel ou tecido, por meio de duas manivelas, com uma sequência de imagens narrativas de grande delicadeza. Na performance, a narrativa e a ilustração se entrelaçam de modo harmônico e interativo.

As histórias ilustradas, de autoria da artista plástica e ilustradora Rosangela Grafetti, terão como linguagem pinturas em aquarela, com a proposta de valorizar a identidade com o elemento água que une os municípios que serão atendidos (histórias nascentes: água dos rios que descem a serra e desembocam na água do mar). Trata-se de uma imagem poética que expressa com vivacidade a trajetória destes povos ribeirinhos e que reproduz a proposta do projeto, de atuar como um manancial que leva suas histórias para diferentes povoados e comunidades, em um encontro de narrativas ancestrais.

As quatro cidades escolhidas para a circulação do “Fabulário – Histórias Nascentes Descendo a Serra”, fazem parte do percurso “descendo a serra”, e têm em seu histórico de formação cultural as ricas influências de tradições, lendas e costumes ligados à Floresta da Mata Atlântica.

O projeto tem apoio da Copel – Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

“Fabulário – Histórias Nascentes Descendo a Serra” – Apoio: Copel | Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná.

SERVIÇO

“Fabulário – Histórias Nascentes Descendo a Serra”

Primeiro semestre de 2023, a circulação passará por escolas públicas com alunos de do 1º ao 5º ano de escolas das cidades:  Quatro Barras, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.

TODAS AS AÇÕES SÃO GRATUITAS.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA E MAIS INFORMAÇÕES:

Fernando de Proença

41 9 99965292 | fernandodproenca@gmail.com

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Antonina.com.br