Quando um carnaval alia preservação histórica com a alegria, a criatividade e a malícia, está pedindo redefinição. Assim foi nos quatro dias de folia do Carnaval 2012 em Antonina. Tido como o melhor carnaval de rua do Paraná – quiçá, do sul do Brasil – a festa este ano teve, literalmente, conotação cultural. É certo que ninguém sabe exatamente quando foi que começou, mas que já se conta mais de um século é possível afirmar. Desde, inclusive, da possibilidade do registro fotográfico, na década de 1920 do século passado, a história do carnaval de Antonina foi contada na avenida.

Não por escolas de samba ou os blocos carnavalescos, mas através de uma exposição de fotografias impressas em painéis afixados junto com as grandes máscaras de pierrôs, palhaços e colombinas como parte da decoração em toda a avenida. As fotos fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som e foram garimpadas na década de 80 pelas integrantes da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Antonina na década de 1980.

A exposição , promovida pela Prefeitura de Antonina através da Secretaria Municipal de Cultura, esteve visível para os cerca de 200 mil foliões que passaram pela avenida nos 4 dias de folia.

Leia a matéria completa no BLOG ANTONINA VIVA


Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Antonina.com.br